Newsletter
Assine nossa newsletter e receba as novidades dos Cursos Galileo - AM.
CDL Manaus

Língua Brasileira de Sinais – (LIBRAS)


Download em PDF

1 Objetivo do Curso

Ao final do curso o discente deverá: ser capaz de compreender os processos de ensino e aprendizagem que envolve a área de educação com profundo impacto na construção da ênfase determinante; entender a concepção de educação na forma e grau de transmissão do conhecimento; estar apto a prática profissional junto à comunidade e demonstrar capacidade para dirimir e solucionar problemas avindos do sistema complexo de educação.

 

2 Público-alvo

Pessoas com formação em educação e áreas afins. Professores, gerentes, administradores e técnicos que estão desenvolvendo trabalhos voltados para o contexto da educação e do ensino do nível infantil, escolar e superior.

3 Certificação Nacional

Os cursos da Galielo Business School são certificados pela Faculdade Arthur Thomas e estão de acordo com a Resolução no 1, de 8 de junho de 2007,da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação do Brasil.

A Faculdade Arthur Thomas é uma instituição privada de educação superior, mantida pelo CESA – Complexo de Ensino Superior Arthur Thomas, credenciada pela Portaria do MEC nº 2.504, de 19 de agosto de 2004. Desde então, a Faculdade já se tornou referência em educação que garanta legítima autonomia intelectual para seus alunos, lapidando e potencializando os seus talentos, buscando promover a formação integral dos seus alunos de modo a serem capazes de se adaptar, com flexibilidade, às novas condições de ocupação no mercado de trabalho, de trabalhar pela preservação e difusão dos valores culturais e das conquistas científicas, em harmonia com o meio-ambiente e com as exigências espirituais do homem.

Com uma infraestrutura física moderna e arrojada, corpo docente bem preparado e titulado, e políticas administrativas voltadas para a socialização do acesso ao ensino superior, a Faculdade Arthur Thomas busca a excelência no processo ensino-aprendizagem, incluindo na formação de seus alunos a possibilidade de discutir, junto com a comunidade, os temas mais relevantes da sociedade.

 4 Acreditação Internacional

Os programas nacionais de pós-graduação da Galileo Business School são acreditados pela AAPM (American Academy of Project Management).

A AAPM certifica e acredita Cursos em mais de 40 países, através de programas de Dupla Certificação em Gerenciamento de Projetos, ministrados por parceiros acadêmicos e profissionais que atendam e até excedam os requisitos internacionais da AAPM.

Atendendo um curso de Graduação ou MBA em um de nossos programas reconhecidos, você estará qualificado para as credenciais emitidas pelo International Board of Standards, o conselho de profissionais que gerencia as credenciais e os programas. As credenciais são reconhecidas globalmente e já são pré-requisito para governos e empresas da Forbes 100. A lista de credenciados é requisitada diariamente pelo mercado de trabalho na busca de profissionais altamente qualificados, capazes de liderar projetos de toda magnitude.

As qualificações da AAPM são reconhecidas e listadas no New York Times Management Certifications por 5 anos e no Department of Education Traning List, USA.

A AAPM® é a sociedade de graduação em Gerenciamento de Projetos que mais cresceu nos últimos anos, com membros em mais de 100 países.

As certificações MPM  – Master Project Manager e CIPM – Certified International Project Manager, são as designações mais procuradas pelas empresas listadas na Forbes 100.

A International Project Management Council e a American Academy of Project Management uniram forças para reconhecer e certificar globalmente os melhores em educação.

“Our certifications designations are held by Leaders in Government, Fortune 100 Companies, Consulting, Top Military, Technology Companies and & many more…”

George Mentz, CEO AAPM

5 Biblioteca Virtual

Os alunos da Galileo Business School contam com a Biblioteca Virtual da Editora Pearson. O acervo à disposição dos alunos conta mais de 1.000 livros nas diversas áreas do conhecimento.

6 Metodologia

Os cursos são desenvolvidos em três módulos distintos, conforme abaixo:

  •  Básico

Inicialmente, são ministrados conceitos gerais da área de conhecimento do curso. Neste módulo inicial, o aluno desenvolverá competências generalistas e funcionais (co­nhe­ci­mento lato sensu).

Não obstante serem conhe­cimentos gerais, em cada disciplina, haverá dois mo­mentos distintos: apre­sen­ta­ção e explicação dos conceitos; e a correspondente apli­­ca­ção prática dos con­cei­tos.

As disciplinas deste módulo ocorrem na metodologia presencial e dura, em média, seis meses.

  • Ênfase Estratégica

Neste módulo, o aluno será levado a conhecer e desenvolver competências téc­ni­cas ou gerenciais espe­cíficas da área de conhecimento do curso (strito sensu).

Em cada disciplina, perma­necem os objetivos de apresentar os conceitos e suas aplicações práticas. Neste momento, o grau de integração de todo conhe­cimento apresentado no cur­so torna-se evidente.

Estudos de caso, trabalhos dirigidos e seminários são apresentados com o objetivo de desenvolver uma visão crítica dos alunos e facilitar o entendimento dos diversos mo­de­los de decisão envol­vidos.

Este módulo é desenvolvido na metodologia de ensino a distância e dura, em média, três meses.

  • Projeto Aplicado

O módulo final do curso está completamente focado em duas diretrizes: integração de todos os conhecimentos tra­ta­dos nos módulos ante­riores; e desen­vol­vi­men­to de um projeto aplicado prático de acordo com a metodologia de Gerenciamento de Proje­tos da Ameri­can Aca­demy of Project Management.

Por meio de um sistema informatizado, na internet, os alunos terão acesso a modelos, explicações e exemplos de projetos além de apoio de profissionais especialistas nos processos integrantes de um projeto para auxiliá-los no desen­volvimento do seu trabalho.

Este módulo ocorre com assistência docente em todo o processo de construção do conhecimento.

O aluno pode escolher fazer este módulo com assistência da equipe e metodologia da Universidade de Valencia, conforme condições na época do projeto aplicado.

7 Corpo Docente

 

Professores

Andrezza Belota Lopes Machado – Mestre em educação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Gerson – Mestre em educação pela Universidade Federal do Amazonas.

Jeusius Gomes Coutinho – Especialista em educação pela Universidade Luterana do Amazonas

Tarciane Sales Caracas – Especialista em educação pela Universidade federal do Amazonas

Walace Queiroz – Mestre em educação pela Universidade Nilton Lins.

 

8 Estrutura do Curso

 

9 Ementas das Disciplinas

Métodos e Técnicas de Pesquisa como Suporte Profissional – 24 horas

Os conceitos e as definições de pesquisa. Fundamentos filosóficos para compreensão da fenomenologia e da dialética. Tipos de conhecimentos. O problema e as hipóteses como ponto de partida da investigação científica. Os métodos de pesquisa. As técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Tipos de Trabalhos de Conclusão de Curso de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas. A leitura como suporte para produção de conhecimento.

Motivação, Liderança e Formação de Equipes – 24 horas

Conhecendo e provocando a motivação. Motivação e satisfação no trabalho. Diferenças individuais. Liderança no século XXI. Tipos de liderança. A Essência do trabalho em equipe, benefícios e desafios. A Comunicação no desenvolvimento da equipe.

Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – 24 horas

Marcos históricos  e legais. Diagnóstico da Educação Especial. Objetivo da Política Nacional de Educação Especial. Diretrizes. Orientações ao Sistema de Ensino. Processo de Inclusão. Comunidade, Escola e Política de Inclusão. Redes de apoio à Educação Inclusiva.

Neurobiologia e Aprendizagem – 24 horas

Inteligência e afetividade. A evolução da inteligência humana. Visão integrada das regiões encefálicas. Razão e emoção no ser humano. Os caminhos de uma educação humana. Razão e emoção no processo de ensino aprendizagem.

 

Didática do Ensino Superior – 24 horas

Reflexões sobre a evolução histórica da didática. A universidade e a organização do conhecimento: ensino pesquisa e extensão. O docente no contexto universitário.  Processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. Didática na formação do educador e os procedimentos necessários para o planejamento de ensino.  Recursos didáticos tecnológicos.  A avaliação do processo ensino e aprendizagem.

Ética e Formação do Profissional em Educação – 24 horas

Contextualização e fundamentos da questão ética. As dimensões da prática profissional do professor e do gestor. As diferenças entre Moral e Ética. A ética e os impactos na formação a partir da concepção política e de educadores do século XXI. Critérios para um novo conceito pedagógico de formação alicerçada na ética. As dificuldades e os dilemas ético-morais para os profissionais da educação.

Noções Gerais da Deficiência Auditiva/ Surdez – 24 horas (on line)

Histórias de surdos; noções de língua portuguesa e lingüística; parâmetros em libras; noções lingüísticas de libras; sistema de transcrição; tipos de frases em libras; incorporação de negação.

Aspectos Gerais do Ensino de Libras – 24 horas (on line)

Teoria de tradução e interpretação; técnicas de tradução da libras/português; técnicas de tradução de português/libras.

Introdução ao Ensino de Interpretação – 24 horas (on line)

Conteúdos básicos de libras; expressão corporal e facial voltada para a Educação Física Escolar; alfabeto manual e a gramática de libras voltadas para a Educação Física Escolar; sinais de nomes próprios; soletração de nomes; atividades específicas das aulas de Educação Física: jogos, recreação, brincadeiras, ginástica e danças. Localização de nomes; percepção visual.

Projeto de Intervenção no Ensino de Libras – 144 horas

O objetivo da disciplina é, através das ferramentas práticas descritas no PMBoK (Project Management Body of Knowledge),  desenvolver um projeto aplicado na área de conhecimento do curso. Suportado por um sistema informatizado que contém constructos, definições e melhores práticas, com o apoio de um tutor, o aluno será condozido a refletir formas de definição prática de todas as fases de um projeto.

O sistema possui flexibilidade para gerenciar qualquer projeto de maneira eficiente e normatizada, podendo maximizar os conhecimentos e práticas comuns que, se seguidos, irão aumentar a eficácia e eficiência do projeto. Neste sistema o aluno poderá conhecer e saber como são aplicados todos os grupos de processos (Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento), suas áreas de conhecimento (Integração, Escopo, Custo, Tempo, Recursos Humanos, Qualidade, Comunicação, Risco e Suprimentos) e todos os processos envolvidos no desenvolvimento da documentação das etapas envolvidas.

 10 Locais das Aulas

Cachoeirinha: Avenida Castelo Branco nº 1530, Entre as ruas Japurá e Parintins, em frente ao posto BR.

Chapada: Avenida Djalma Batista nº 40, 41,  Torre Norte – Condomínio Amazonas Flet Service

11 Matrículas

As matrículas são efetuadas em qualquer das unidades da Galileo Business School acima. Informações detalhadas dos programas podem ser solicitadas por meio do portal www.galileoam.com.br, pelo email atendimento1@galileoam.com.br ou pelos telefone (092) 3343-2494/ 3343-2492.

 

Documentos necessários para matrícula (originais e cópias):

a)     2 fotos 3 x 4;

b)    Documentos pessoais (RG e CPF);

c)    Diploma de graduação ou declaração  (frente e verso);

d)    Comprovante de residência.

 

12 Investiment

À vista: R$ 2.889,90.

Parcelado: Matrícula de R$ 130,00 mais 18 parcelas de *R$ 169,00 (cheques) ou de *R$ 199,42 (boleto bancário) valores com desconto de pontualidade.

Observação: Caso o aluno matricule-se em dois cursos de EDUCAÇÃO simultaneamente,  investirá R$ 5.044,50 à vista ou matrícula de R$ 130,00 mais 18 parcelas de *R$ 295,00 (cheques) ou de *R$ 339,25 (boleto bancário).

* valores com desconto pagando até o dia 10 de cada mês.

o

 

 

 

 

www.facebook.com/galileoam