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CDL Manaus

Gestão de Qualidade


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1 Objetivo do Curso

Formar profissionais capazes de atuar na modelagem estratégica das organizações privadas e públicas, bem como oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficiência no processo decisório, desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de administração e desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança.

2 Público-alvo

O MBA Executivo destina-se a executivos, empreendedores e profissionais liberais que desejam capacitar-se para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e diferenciado.

A Galileo Business School e a Faculdade Arthur Thomas pretendem formar profissionais com espírito crítico, capazes de utilizar o instrumental teórico e prático do conhecimento de Negócios e também de mostrar soluções para problemas enfrentados pelas empresas na área de concentração do conhecimento.

 

Os formandos do curso de MBA Executivo deverão:

a)      Demonstrar as habilidades básicas demandadas pelas empresas.

b)      Demonstrar habilidade para analisar problemas de negócios e processos e gerar e avaliar soluções para os problemas.

c)       Ter capacidade para apresentar idéias e conclusões de forma oral e escrita, de maneira compreensível para os outros.

d)      Demonstrar capacidade de entender relações entre diferentes funções dentro das organizações.

e)      Dispor de uma visão integradora, possibilitando o entendimento da estrutura e do funcionamento do campo de conhecimento da Gestão Empresarial.

Com estas características, o perfil do formando é baseado numa ampla formação em viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades profissionais amparado em uma percepção fundamentada na área estratégica abrangida.

3 Certificação Nacional

Os cursos da Galielo Business School são certificados pela Faculdade Arthur Thomas e estão de acordo com a Resolução no 1, de 8 de junho de 2007,da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação do Brasil.

A Faculdade Arthur Thomas é uma instituição privada de educação superior, mantida pelo CESA – Complexo de Ensino Superior Arthur Thomas, credenciada pela Portaria do MEC nº 2.504, de 19 de agosto de 2004. Desde então, a Faculdade já se tornou referência em educação que garanta legítima autonomia intelectual para seus alunos, lapidando e potencializando os seus talentos, buscando promover a formação integral dos seus alunos de modo a serem capazes de se adaptar, com flexibilidade, às novas condições de ocupação no mercado de trabalho, de trabalhar pela preservação e difusão dos valores culturais e das conquistas científicas, em harmonia com o meio-ambiente e com as exigências espirituais do homem.

Com uma infraestrutura física moderna e arrojada, corpo docente bem preparado e titulado, e políticas administrativas voltadas para a socialização do acesso ao ensino superior, a Faculdade Arthur Thomas busca a excelência no processo ensino-aprendizagem, incluindo na formação de seus alunos a possibilidade de discutir, junto com a comunidade, os temas mais relevantes da sociedade.

4 Acreditação Internacional

Os programas nacionais de pós-graduação da Galileo Business School são acreditados pela AAPM (American Academy of Project Management).

A AAPM certifica e acredita Cursos em mais de 40 países, através de programas de Dupla Certificação em Gerenciamento de Projetos, ministrados por parceiros acadêmicos e profissionais que atendam e até excedam os requisitos internacionais da AAPM.

Atendendo um curso de Graduação ou MBA em um de nossos programas reconhecidos, você estará qualificado para as credenciais emitidas pelo International Board of Standards, o conselho de profissionais que gerencia as credenciais e os programas. As credenciais são reconhecidas globalmente e já são pré-requisito para governos e empresas da Forbes 100. A lista de credenciados é requisitada diariamente pelo mercado de trabalho na busca de profissionais altamente qualificados, capazes de liderar projetos de toda magnitude.

As qualificações da AAPM são reconhecidas e listadas no New York Times Management Certifications por 5 anos e no Department of Education Traning List, USA.

A AAPM® é a sociedade de graduação em Gerenciamento de Projetos que mais cresceu nos últimos anos, com membros em mais de 100 países.

As certificações MPM  – Master Project Manager e CIPM – Certified International Project Manager, são as designações mais procuradas pelas empresas listadas na Forbes 100.

A International Project Management Council e a American Academy of Project Management uniram forças para reconhecer e certificar globalmente os melhores em educação.

“Our certifications designations are held by Leaders in Government, Fortune 100 Companies, Consulting, Top Military, Technology Companies and & many more…”

George Mentz, CEO AAPM

5 Biblioteca Virtual

Os alunos da Galileo Business School contam com a Biblioteca Virtual da Editora Pearson. O acervo à disposição dos alunos conta mais de 1.000 livros nas diversas áreas do conhecimento.

6 Metodologia

Os cursos são desenvolvidos em três módulos distintos, conforme abaixo:

  • Básico

Inicialmente, são ministrados conceitos gerais da área de conhecimento do curso. Neste módulo inicial, o aluno desenvolverá competências generalistas e funcionais (co­nhe­ci­mento lato sensu).

Não obstante serem conhe­cimentos gerais, em cada disciplina, haverá dois mo­mentos distintos: apre­sen­ta­ção e explicação dos conceitos; e a correspondente apli­­ca­ção prática dos con­cei­tos.

As disciplinas deste módulo ocorrem na metodologia presencial e dura, em média, seis meses.

  • Ênfase Estratégica

Neste módulo, o aluno será levado a conhecer e desenvolver competências téc­ni­cas ou gerenciais espe­cíficas da área de conhecimento do curso (strito sensu).

Em cada disciplina, perma­necem os objetivos de apresentar os conceitos e suas aplicações práticas. Neste momento, o grau de integração de todo conhe­cimento apresentado no cur­so torna-se evidente.

Estudos de caso, trabalhos dirigidos e seminários são apresentados com o objetivo de desenvolver uma visão crítica dos alunos e facilitar o entendimento dos diversos mo­de­los de decisão envol­vidos.

Este módulo é desenvolvido na metodologia de ensino a distância e dura, em média, três meses.

  • Projeto Aplicado

O módulo final do curso está completamente focado em duas diretrizes: integração de todos os conhecimentos tra­ta­dos nos módulos ante­riores; e desen­vol­vi­men­to de um projeto aplicado prático de acordo com a metodologia de Gerenciamento de Proje­tos da Ameri­can Aca­demy of Project Management.

Por meio de um sistema informatizado, na internet, os alunos terão acesso a modelos, explicações e exemplos de projetos além de apoio de profissionais especialistas nos processos integrantes de um projeto para auxiliá-los no desen­volvimento do seu trabalho.

Este módulo ocorre com assistência docente em todo o processo de construção do conhecimento.

O aluno pode escolher fazer este módulo com assistência da equipe e metodologia da Universidade de Valencia, conforme condições na época do projeto aplicado.

 

7 Corpo Docente

Coordenação Acadêmica: Professor Hiram de Melo Gonçalves

Graduado em Ciências Navais e Administrador de Empresas, Mestre em Ciências Contábeis e Doutorando em Engenharia Industrial. Reitor da Galileo Business School. Vice-presidente da American Academy of Financial Management – AAFM no Brasil. Diretor do Centro Internacional de Estudos do Cone Sul. Autor do livro Análise Econômico-financeira da série FGV Management. Foi professor das pós-graduações da PUC-Rio, FGV, UFRJ, entre outras escolas de negócios.

 

Professores

Alex Del Giglio: Graduado em ciências econômicas pela Universidade de São Paulo (USP).  Extensão em negócios pela ESC-BORDEAUX – France. Mestre em administração pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro. Professor do programa de MBA. Facilitador em cursos pontuais na Secretaria de Estado da Fazenda – AM. Conferencista em Econometria, Bioestatística e Mercado de Capitais. Atualmente desempenha suas atividades como servidor público lotado no Centro de Estudo Economico-Tributário da Secretaria de Estado da Fazenda – AM. Sólida experiência anterior em companhias multinacionais francesas – Saint-Gobain e Air France – no setor financeiro e de controladoria.

Daniel Melo: Graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas. Especializou-se em Sistemas Móveis e Convergentes pela Universidade do Estado do Amazonas e atualmente é Doutorando em Engenharia Industrial pela Universidade do Minho em Portugal. Atualmente é Diretor do Centro de Soluções Digitais do Instituto Certi Amazônia, onde atua nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Processos Produtivos. É Diretor da área Comercial da Norte Link, que atua em serviços de telecom. Possui sólidos conhecimentos da metodologia SCRUM e das boas práticas do PMBOK. Também exerce atividades acadêmicas, sendo professor titular dos cursos de especialização em produção, qualidade e logística.

Eliane Gonzales: Graduação em Serviço Social, especialização em Administração de Recursos Humanos, Especialista em Propaganda e Marketing, Especialista em Administração de Empresas, Mestre em Engenharia da Produção. Atua na área pública e como docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Jacob Benaion: Possui graduação em Engenharia pela Academia Militar das Agulhas Negra, graduação em Administração pela Unisul, Especialista em MBA – Executivo de Empresas e Negócios, MBA – Executivo Internacional, e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor na Graduação e Pós-Graduação.

Mario de Queiroz Pierre Filho: Doutor em Gestão Global Estratégica e Desenvolvimento Empresarial pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). É empresário e consultor nas áreas de avaliação de mercado, desenvolvimento de novos negócios, Sistemas da Qualidade e Produtividade, Análise de Viabilidade econômica e treinamento – desenvolvimento de pessoal. Possui larga experiência na docência do ensino superior.

Obs.: Por questões de restrições de agenda dos professores, poderá haver substituição do docente durante o curso.

8 Estrutura do Curso

9 Ementas das Disciplinas

Estratégia, Qualidade e Marketing – 48 horas

Estratégia: Planejamento estratégico. Modelos de Plano Estratégico. A importância da visão, missão e valores. Fatores críticos de sucesso. Analise de cenários, modelo SWOT, modelo Porter. Desenvolvimento de Plano de Ação: objetivos-chave e estratégias competitivas. Processos Empresariais.

Qualidade: Conceitos básicos do modelo de gestão baseado na qualidade total – GQT. Evolução do conceito e processo da qualidade.  Análise, padronização e melhoria de processos. Ciclo PDCA. Ferramentas clássicas para o gerenciamento de processos. Métodos da qualidade. Normas ISO. Prêmio nacional da qualidade como estratégia competitiva e modelo sistêmico para implantação da GQT. Estratégia e etapas para implantação da GQT. Resistência e fatores críticos de sucesso.

Marketing: Conceitos de marketing, análise do ambiente e da empresa, segmentação de mercados, posicionamento de produtos, noções de comportamento do consumidor, sistema de informações de marketing, mensuração e previsão de demanda, introdução à comunicação integrada de marketing, conceitos básicos de pesquisa, determinação de preços. Estratégias de entrada em novos mercados, Estratégias de preços, Alocação de recursos, Análise competitiva do mercado, Posicionamento estratégico, Identificação de alternativas, Estratégias genéricas, Decisões estratégicas, etapas para lançamento de novos produtos, Elaboração e avaliação do plano de marketing, Decisões sobre uso de Comunicação Integrada de Marketing e sobre composto do produto.

Gestão de Pessoas: Aspectos Gerenciais – 24 horas

A função de Gestão de Pessoas e o cenário atual. Atratividade de talentos e sua integração a empresa. Desenho dos cargos, definição das competências, recrutamento de pessoas, critérios e procedimentos de seleção. Avaliação e Gestão do desempenho. Manutenção dos talentos na empresa. Sistemas de remuneração e benefícios. Programas de incentivos e as questões de qualidade de vida, saúde e segurança. Importância da integração das pessoas da organização.

Gerenciamento de Projetos – 24 horas

Definição de projeto. O ciclo de vida do projeto. Tipos de projetos. Gerenciamentos de projetos e o gerente de projetos. Organização do projeto. Fatores humanos envolvidos. Planejamento do Projeto. Gerenciamento do Risco. Orçamento do projeto. Alocação de recursos. Monitoração e sistemas de informação. Indicadores de desempenho do projeto. Projeto integrado.

Gestão da Produção – 24 horas

Planejamento e Controle da produção. Gerenciamento de materiais e da Capacidade Produtiva. Sistemas de Informação da Produção. Gerenciamento de Estoques. Sistemas de Produção. Processos e Medidas de Avaliação do Desempenho Operacional e Estratégico de Empresas. Produção Enxuta. Otimização de Processos Produtivos.

Competências Comportamentais – 24 horas

Seminário sobre conceitos comportamentais com o objetivo de desenvolver competências comportamentais nos alunos.

Processos Industriais – 24 horas

Processos de fabricação e de “negocios” e a sua classificação e hierárquica. Projeto organizacional baseado em processos. Representação de processos. Planejamento de processos de fabricação e de negócios – “workflow” de processos de negócio. Sistema de planejamento de processos – engenharia de processos. Automação de planejamento de processos e engenharia de conhecimentos para planejamento de processos. Integração de processos. Integração de empresas.

Logística – 24 horas

Fundamentos de Logística. Cadeia de Suprimentos Avançada. Distribuição Física. Medidas de Eficácia. Estoques, Localização e Roteirização. Just-in-Time. Logística de Resposta de Serviços. Operadores Logísticos. Benchmarking. O papel da Tecnologia da Informação na Logística. Logística da Distribuição Física à SCM e ao Network Management. Teoria dos Custos de Transações vs. Network Theory. Serviço Logístico. Negociação de Serviço Logístico. Qualificação de Fornecedores. Transporte. Armazenagem e Estoques. Movimentos Colaborativos. Simulação de uma Cadeia Logística.

Engenharia da Qualidade – 24 horas

Programas de melhoria da qualidade. Metodologias para minimizar o desderdicio e melhorar o valor acrescentado por meio do Kaizen. Avaliação das fontes de variação e experimentação planejada. A constituição e funcionamento de equipes de melhoria da qualidade. Os círculos de qualidade Kaizen.

Projeto Integrado Utilizando as Ferramentas de Gerenciamento de Projetos – 144 horas

O objetivo da disciplina é, através das ferramentas práticas descritas no PMBoK (Project Management Body of Knowledge),  desenvolver um projeto aplicado na área de conhecimento do curso. Suportado por um sistema informatizado que contém constructos, definições e melhores práticas, com o apoio de um tutor, o aluno será condozido a refletir formas de definição prática de todas as fases de um projeto.

O sistema possui flexibilidade para gerenciar qualquer projeto de maneira eficiente e normatizada, podendo maximizar os conhecimentos e práticas comuns que, se seguidos, irão aumentar a eficácia e eficiência do projeto.

Neste sistema o aluno poderá conhecer e saber como são aplicados todos os grupos de processos (Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento), suas áreas de conhecimento (Integração, Escopo, Custo, Tempo, Recursos Humanos, Qualidade, Comunicação, Risco e Suprimentos) e todos os processos envolvidos no desenvolvimento da documentação das etapas envolvidas.

10 Locais das Aulas

Raiz: Rua Delfim de Souza nº 125, Altos da Loja Casas do Óleo

Centro: Rua Rui Barbosa, nº 156

Chapada: Avenida Djalma Batista nº 3000, Loja A Torre Sul – Condomínio Amazonas Flat Service

 

11 Matrículas

As matrículas são efetuadas em qualquer das unidades da Galileo Business School acima. Informações detalhadas dos programas podem ser solicitadas por meio do portal www.galileoam.com.br, pelo email atendimento@galileoam.com.br ou pelos telefone (092) 3215-9790

Documentos necessários para matrícula (originais e cópias):

a)     2 fotos 3 x 4;

b)    Documentos pessoais (RG e CPF);

c)    Diploma de graduação ou declaração  (frente e verso);

d)    Comprovante de residência.


 

12 Investiment

À vista: R$ 3.676,50

Parcelado: Matrícula de R$ 150,00 mais 18 parcelas de *R$ 215,00 (cheques) ou de *R$ 258,00 (boleto bancário).

Observação: Caso o aluno matricule-se em dois cursos de MBA EXECUTIVO, simultaneamente,  investirá R$ 5899,50 à vista ou matrícula de R$ 150,00 mais 18 parcelas de *R$ 345,00 (cheques) ou de *R$ 414,00 (boleto bancário).

* valores com desconto pagando até o dia 10 de cada mês.

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